Eventos e cinema em Porto Alegre

Este evento já ocorreu sexta, 13 de dezembro de 2019, às 18:30h.
Diálogos Transversais: sobre variadas formas de pensar curadoria
O evento ocorreu sexta, 13 de dezembro de 2019, às 18:30h
Salvar

Práticas Curatoriais Ufrgs

·
Seguir
Rua Senhor dos Passos, 248, Porto Alegre

Sobre o evento

O curso de Especialização Lato Sensu em Práticas Curatoriais da UFRGS convida para o evento aberto e gratuito, AULA ABERTA DE ENCERRAMENTO DE ANO LETIVO: "DIÁLOGOS TRANSVERSAIS: SOBRE VARIADAS FORMAS DE SE PENSAR CURADORIA" com as convidadas especiais Dedé Ribeiro e Michele Rolim.

Coordenação geral: Ana Albani | Mediação: Sandro Ka

_________________________________________

CURADORIA NOS ESPAÇOS CULTURAIS
com DEDÉ RIBEIRO

A curadoria é um ponto nevrálgico em, museus, teatros e centro culturais. Ao mesmo tempo a presença da curadoria (especializada, evidentemente) denota a existência de uma política cultural, mas restringe o poder de proprietários ou administradores no âmbito da programação. Vamos conversar sobre pontos positivos, negativos e também contar um pouco da minha experiência nesta área.

Dedé Ribeiro é jornalista por formação, com mestrado na Universidade de Paris I - Sorbonne (França) e mestrado em Artes Visuais na UFRGS. Dedé produz eventos culturais desde 1977, tendo criado o primeiro curso de produção do RS, atuante até os dias de hoje. Paralelamente, dirigiu importantes centros culturais (Usina do Gasômetro, Santander Cultural) e criou políticas culturais para instituições como Unisinos, Rede Metodista, Centro Histórico-Cultural da Santa Casa e Instituto Ling. Como dramaturga, ganhou alguns prêmios e também tem composições em parcerias com artistas gaúchos. Como colagista, teve duas exposições individuais em 2018 (Porto Alegre e São Paulo- "Diagnóstico por Colagem") e prepara uma nova para janeiro de 2020. Tem um canal no YouTube de dicas de produção Cultural: YouTube.com/dederibeiro.

_________________________________________

CURADORIA HÍBRIDA NOS FESTIVAIS DE ARTES CÊNICAS E SUAS IMPLICAÇÕES
com MICHELE ROLIM

O encontro aborda os conceitos de curadoria em artes cênicas que nos últimos tempos vem passando por momentos de grandes questionamentos e transformações. A palavra curadoria passa a ser empregada nas artes cênicas no Brasil na década de 1990, a partir da expansão dos festivais e mostras, que afloram graças à criação de mecanismos que movimentaram a produção cultural, como a Lei Rouanet, além de leis municipais e de instituições voltadas à área teatral. O objetivo da conversa é refletir sobre o modelo de “curadoria híbrida”, no qual o curador é responsável tanto pelo modelo de gestão como pelo modelo artístico, prática recorrente em festivais brasileiros.

Michele Rolim é jornalista, pesquisadora e crítica teatral, doutoranda em artes cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS e mestra pelo mesmo programa. É docente no Curso de Produção Cênica na Faculdade Monteiro Lobato. Trabalha na imprensa cultural desde 2009 – foi setorista de artes cênicas do Jornal do Comercio de 2009 a 2017. É editora do site AGORA Crítica Teatral (www.agoracriticateatral.com.br) e autora do livro “O que pensam os curadores de artes cênicas” (2017, editora Cobogó). É membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro, filiada a Unesco, da FIBRA - Rede de Festivais Internacionais Brasileiros para Crianças e Jovens (redefibra.org.br) e coordenadora do Colegiado Setorial de Teatro do RS. Participou dos júris do Prêmio Açorianos de Teatro, do Troféu Tibicuera de Teatro Infantil (ambos da Prefeitura de Porto Alegre) e do Prêmio Braskem em Cena no festival internacional Porto Alegre em Cena. Por seu trabalho, foi agraciada com o Prêmio Açorianos de Dança (2015), categoria mídia, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre (2014), e Prêmio Ari de Jornalismo, categoria reportagem cultural, da Associação Rio Grandense de Imprensa (2010, 2011, 2014). Vem atuando em diversos festivais de artes cênicas no Brasil como crítica e debatedora.

__________________________________________

Data: 13/12/2019 (sexta-feira)
Horário: 18h30min
Local: sala 703A do Instituto de Artes da UFRGS (Rua Senhor dos Passos, 248 | Centro Histórico)
Entrada Gratuita com acesso por ordem de chegada conforme capacidade da sala.

Similares

Sem eventos similares

Curso de tema acadêmico

Ver todos os eventos da categoria curso de tema acadêmico em Porto Alegre
Site oficial
Compartilhar