Eventos e cinema em Porto Alegre

Este evento já ocorreu sábado, 07 de dezembro de 2019, às 18:00h.
Entre Lobas - Capítulo 8 | Sapatinhos vermelhos
O evento ocorreu sábado, 07 de dezembro de 2019, às 18:00h
Salvar

Von Teese Bar

·
Seguir
Bento Figueiredo 32, 90035130 Porto Alegre

Sobre o evento

Capítulo 8 | Sapatinhos vermelhos

Entre Lobas: sarau sobre o livro Mulheres que Correm com os Lobos


"A verdade psicológica na história dos sapatinhos vermelhos é a de que a vida expressiva da mulher pode ser sondada, ameaçada, roubada ou seduzida a não ser que ela se mantenha fiel à sua alegria básica e ao seu valor selvagem, ou que os resgate. A história chama a atenção para armadilhas e venenos com os quais nos envolvemos com excessiva facilidade quando estamos sem a proteção da alma selvagem. Sem uma firme participação da natureza selvagem, a mulher definha e cai numa obsessão pelo que a faça se sentir melhor, pelo o que a deixe em paz e por qualquer um que a ame, pelo amor de Deus."


O Entre Lobas ocorre mensalmente desde março, e nele já abordamos:


1) a desconexão com a Mulher Selvagem e a importância da escuta da alma (Introdução);

2) recolher e cantar sobre os ossos como parte da criação e do poder psíquico feminino (La Loba);

3) o processo de iniciação e a ruptura com a ingenuidade, aliado ao conhecimento do predador interno inato e a necessidade de acessar os nossos recursos psíquicos e desenvolvê-los (Barba-azul);

4) como é possível e necessário ampliar o nosso poder intuitivo (Vasalisa);

5) a jornada do parceiro na conquista do coração de uma mulher selvagem e a importância de se reconhecer a natureza dual do ser humano - o self civilizado e o self instintivo (Manawee);

6) quando o coração é um caçador solitário e as manifestações do que a Dra. Clarissa chama de natureza vida-morte-vida (Mulher Esqueleto);

7) similaridade da Mulher Selvagem com o arquétipo do ser incomum e desvalido, o patinho feio. E ainda a relação da resistência e da continuidade com a natureza selvagem (Patinho Feio)

8) o corpo jubiloso/selvagem como um sensor, uma rede de informações, um mensageiro para a psique instintiva. O poder no corpo e não do corpo.


Venha correr com a gente em matilha

O quê: Capítulo 8 | Sapatinhos vermelhos

Quando: 7 de dezembro (sábado)

Horário: 18h às 20h

Quanto: sem taxa de couvert


Sobre o livro

Instigante e apaixonante para umas. Estranho e incômodo para outras. Complexo e provocativo para todas. O livro Mulheres que Correm com os Lobos provoca as mais diversas reações.

Escrito por Clarissa Pinkola Estés, psicanalista junguiana, a obra reúne mitos, histórias e lendas que nos remetem a uma busca incessante pela mulher selvagem. Este arquétipo habita em todas nós e se revela atemporal e independente de qualquer configuração cultural, social, política e econômica forjada ao longo da história da humanidade.


Sobre o Entre Lobas

Motivadas pela necessidade de compartilhar e de ver expandir o potencial feminino dentro de todas as mulheres, te propomos a estar com a gente, em encontros mensais, no formato de sarau abertos ao público. Neles, lançaremos comentários e reflexões sobre essa obra tão fascinante.

Cada encontro tratará de um capítulo e não há necessidade de leitura prévia para participar, nem mesmo ter lido ou conhecer o livro.


As Escutadeiras

Leitoras vorazes da obra e iniciadas em dinâmicas terapêuticas e ritualística de reencontro e conexão com o feminino, somos três mulheres que nos vimos ligadas por um compromisso de partilha, de resgate do senso de comunidade, de escuta e de reintegração saudável e ativa do feminino em todos os seres humanos. Juntas criamos As Escutadeiras, com a perspectiva de criar ações e iniciativas que nutram a liberdade individual de se ser quem se é, aliadas a um propósito social e emancipatório do feminino.


Quem somos

Ro Ashima: Aquariana com Vênus em Sagitário. Gateira. Loba aprendiz de Tarot Astrológico. Escutadeira.


Jana Kalsing: Em busca da mulher selvagem. Escutadeira.


Fabi Miranda: Neta. Filha. Mãe. 5 planetas em Libra. Loba iniciada nas melhores bruxarias. Escutadeira.


Sozinha, às vezes, vamos mais rápido. Juntas, vamos mais longe.

Similares

Sem eventos similares

Festa

Ver todos os eventos da categoria festa em Porto Alegre
Site oficial
Compartilhar